quinta-feira, 29 de julho de 2010

RTPN e RTP Memória na TDT: petição entregue!

A apenas alguns meses da data prevista para o "começo do fim" das emissões de televisão analógica, de uma aguardada decisão a respeito da utilização a dar ao espectro deixado livre após a desistência da exploração da TDT paga e do fim da saga Quinto Canal e, após reunido um número significativo de assinaturas, chegou o momento oportuno de fazer chegar a "Petição pela emissão da RTPN e RTP Memória na TDT em canal aberto" aos responsáveis políticos. Consequentemente, a petição foi no início do mês enviada para o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações e para o Ministério dos Assuntos Parlamentares. O Blogue TDT em Portugal recebeu entretanto informação de que a mesma foi encaminhada para o gabinete do Sr. Secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas e das Comunicações.

A "Petição pela emissão da RTPN e RTP Memória na TDT em canal aberto", recordo, é uma iniciativa do Blogue TDT em Portugal, em nome dos seus leitores, tendo surgido em Junho de 2009, após a publicação do post RTPN e RTP Memória na TDT, já! O referido post e as muitas mensagens entretanto enviadas pelos leitores ao Provedor do Telespectador da RTP estiveram também na origem de uma emissão do programa “A Voz do Cidadão”, emitida em 11/07/2009, tendo posteriormente, em 30/01/2010, sido abordada em particular a questão da difusão da RTP Memória em sinal aberto.

Como tive oportunidade de comunicar aos responsáveis em questão, um ano depois, as circunstâncias que motivaram esta petição, infelizmente, mantêm-se. Aliás, reforçam ainda mais a sua oportunidade, pois a incerteza jurídica a respeito da licença a atribuir ao quinto canal generalista de televisão, entretanto, desapareceu.

Recordo que o objectivo da petição em nada colide com a possibilidade de utilizar o espectro deixado livre pela desistência de exploração da TDT paga para emissões em Alta Definição, uma das possibilidades recentemente equacionadas por um membro do Governo. O Mux A, recordo, permanece, desde o arranque da TDT, com 50% da sua capacidade não utilizada! Esta capacidade não utilizada permite emitir até 4 canais adicionais de televisão em definição standard.

Informo também que, apesar da entrega da petição, continua a ser possível subscreve-la neste endereço. 22/12/2010: Informo que o Blogue TDT em Portugal foi recentemente alertado para a impossibilidade de se continuar a assinar a petição, tendo tentado repetidamente cantactar os responsáveis do site peticao.com.pt a fim de solucionar o problema, sem sucesso.

Actualização 12/11/2010:
O Blogue TDT em Portugal recebeu do Gabinete do Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações um ofício resposta a um pedido de esclarecimento sobre o ponto da situação relativamente à Petição pela emissão da RTPN e RTP Memória na TDT em Canal Aberto. Mais detalhes no post de 12/11/2010.

Posts relacionados:
Petição: Pela emissão da RTPN e RTP Memória na TDT em canal aberto
TDT portuguesa - Que futuro?
RTPN e RTP Memória na TDT, já!
Programa "A Voz do Cidadão" sobre a TDT
Portugueses querem RTP Memória na TDT

8 comentários:

a disse...

Yagi.. Tenho uma duvida será que estas Petições On-line tem algum peso? Reparei que alguns signatários estão repetidos! Espero que este projecto chegue a bom porto

Yagi (autor do blog) disse...

Raul...as petições online têm a mesma validade de qualquer outra petição, desde que obedeçam aos requisitos legais. Os signatários repetidos foram removidos da lista entregue!

popyfm disse...

"A DECO alerta para a falta de informação sobre novas emissões e acolhe dúvidas dos consumidores, a pouco mais de um ano e meio do corte do sinal analógico."

http://www.deco.proteste.pt/dvd-tv-som/televisao-digital-terrestre-arranque-mal-divulgado-s608861.htm

http://www.meiosepublicidade.pt/2010/08/26/tdt-deco-diz-que-maioria-dos-televisores-comprados-antes-de-2009-nao-tem-sintonizador-necessario/?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

Yagi (autor do blog) disse...

É bom que alertem. Mas, não deixa de ser um pouco estranho que, só agora, DEPOIS de se saber que em breve será lançada uma campanha informativa sobre a TDT, a DECO venha criticar a falta de informação. É caso para dizer que este alerta da DECO também peca por ser tardio!

Já em Janeiro este Blogue alertou para o facto de que menos de 5% dos televisores estariam preparados para receber a TDT portuguesa:
Televisores: menos de 5% estão preparados para a TDT

Enfim, mais vale tarde do que nunca!

SudEx disse...

http://www.facebook.com/rtppt?v=wall&story_fbid=453259842975&fbb=r010c23c3&refid=0

Mais vale pouco barulho que barulho nenhum, e isto é certo que eles lêem, assim como os seguidores do mural deles . . . .

DN

Anónimo disse...

Era a Anacom que devia pagar toda a modificação em casa de cada um .Pois não foram as pessoas que pediram a mudança .

ct2jyv disse...

Para além dos canais da RTP também devia ser incluído no pacote o canal parlamento (ARTV), assim não havia desculpa para as pessoas estarem longe da política.

tuggaboy disse...

Tão triste este país...
O pessoal a pedir mais canais porque só há quatro, aínda por cima pede canais de caca y nada... deveriam de haver pelo menos uns 15... neste momento a Argélia, a Andorra y Marrocos ganham-nos em oferta de TDT, o que é triste purque a Andorra é um país minúsculo, e os outros dois são países do 3º MUNDO!!!