quinta-feira, 12 de maio de 2011

Alenquer fica sem TV analógica: 1º desligamento é hoje

Alenquer tornar-se-á a partir de hoje na primeira localidade portuguesa a ficar sem o “antigo” sinal de televisão analógica que chega a casa da maioria dos portugueses. O emissor de sinal analógico de Alenquer será desligado às 11H30 e, para continuar a ver os quatro canais (RTP1, RTP2, SIC e TVI) com qualidade de imagem, só através da Televisão Digital Terrestre que já emite os canais a partir do mesmo local mas em sistema digital DVB-T.

O desligamento do sinal analógico em Alenquer segundo o Secretário de Estado do MOPTC irá afectar apenas 300 famílias e será o primeiro de três ensaios que antecedem o inicio da fase de desligamento geral das emissões analógicas de televisão no nosso país, cujo inicio está marcado para 12 de Janeiro do próximo ano. Segundo dados da Anacom, em Alenquer 82% dos residentes tem televisão paga, apenas 16% dos televisores não estão preparados para a TDT e 80% das famílias que precisam de fazer adaptações para a TDT são beneficiárias potenciais do programa de subsidiação. Alenquer não é portanto de modo algum representativa da realidade portuguesa, como aliás chamei à atenção em Agosto de 2010:

Creio pois que o desligamento nestes locais não vai permitir um verdadeiro teste ou ensaio para os desligamentos de 2012. Mais parece que a verdadeira intenção desta escolha foi causar o menor impacto possível junto da população e, mais uma vez, não encarar de frente os problemas que a TDT portuguesa enfrenta: preço dos adaptadores e oferta de canais. Assim, espera-se que estes "pilotos" sejam mais um "sucesso" para os responsáveis políticos. In Blog TDT em Portugal 6/08/2010

Na vila dois quiosques ambulantes de duas empresas prestam informações e vendem as caixas receptoras necessárias para adaptar os televisores não preparados para a nossa TDT. A procura não é muita, dizem. As pessoas procuram sobretudo esclarecimentos.

Para receber a TDT a partir do emissor de Alenquer será necessário:
  • Ter antena adequada e preferencialmente orientada ao emissor de Alenquer;
  • Possuir televisor com sintonizador DVB-T MPEG4/H.264 ou utilizar um receptor TDT DVB-T/H.264 conectado entre o televisor e a antena;
  • Realizar uma pesquisa automática de canais ou sintonizar manualmente o canal 56 (frequência 754000Khz), largura de banda 8Mhz.
Note-se que poderão ser afectados não só os residentes de Alenquer, mas também de algumas localidades próximas que eventualmente recebam o sinal analógico a partir do emissor de Alenquer. Nalguns casos poderá ser possível continuar a receber o sinal analógico (embora não nas melhores condições) reorientando a antena e resintonizando os canais.

No decorrer de 2011 haverá ainda mais dois ensaios: Agualva-Cacém (16/06) e Nazaré (13/10). O encerramento dos últimos emissores está marcado para 26 de Abril de 2012.

De notar que na véspera do desligamento do sinal analógico o presidente da Associação Nacional de Municípios voltou a pedir ao Governo o adiamento da TDT, desta vez com o apoio do PSD, que se diz preocupado com o prejuízo que o "apagão" analógico pode causar na campanha eleitoral. Pois é, os políticos só se lembram de “defender” as populações quando precisam do seu voto. Defender mais canais na TDT, fiscalizar o cumprimento de promessas e o respeito pelos prazos acordados, isso não fazem. Ignoraram alertas e deixaram a TDT portuguesa seguir pelo caminho errado, completamente manipulada por lobbies mesquinhos mas poderosos, e agora que se aproxima a Hora H, a solução que apresentam é adiar! Mas o adiamento é mesmo cada vez mais provável, como já justifiquei em Dezembro de 2010. Aliás, a cada dia que passa o adiamento do inicio do processo de desligamento dos principais emissores analógicos, marcado para 12 de Janeiro de 2012, torna-se mais provável.

O blogue TDT em Portugal gostaria de recolher impressões sobre o processo de transição a decorrer em Alenquer. Se é residente na zona afectada agradeço o seu comentário ou o envio de mensagem para o correio electrónico tdtportugal@gmail.com. Não deixe que manipulem a realidade, diga de sua justiça!

Posts relacionados:
TDT: primeiros desligamentos adiados
Anacom aprova plano de cessação das emissões analógicas terrestres
Desligamento analógico: adiamento cada vez mais provável
Televisores: menos de 5% estão preparados para a TDT

4 comentários:

Yagi (autor do blog) disse...

A RTP utilizou no Jornal da Tarde a foto do cartaz da ZON divulgada no Blogue TDT em Portugal, sobre a publicidade abusiva em Alenquer.

Eduardo disse...

Só sei que em Vila Real de Santo António... mesmo com central amplificada... não se apanha nada!!!

Yagi (autor do blog) disse...

Em todo o Algarve a frequência já foi alterada para o Canal 56 (754000Khz). Nas instalações colectivas que já recebiam a TDT é necessário reprogramar o canal ou trocar o módulo amplificador.

Eduardo disse...

Yagi,

Sei perfeitamente que a frequência alterou no território continental... tenho central amplificada e já fiz os ajustes todos... apanho 40 Canais de Espanha em sinal máximo (incluindo dois canais locais) mas os canais digitais portugueses só os apanho quando está muito calor ou ás vezes á noite..... Esta Anacom só engana as pessoas.... (No ano passado até cheguei receber um Mux de Marrocos e esteve estável)