terça-feira, 17 de novembro de 2009

Canal HD "mexe" de novo! (act.)

O Canal HD voltou a dar sinais de vida!

O multiplexer A sofreu nova alteração e agora transmite novamente o Canal HD (em Full HD, 1920x1080), mas sem qualquer emissão, nem imagem nem som! Ao que tudo indica, portanto, teremos novidades antes do Natal.

Será que voltará a emissão "experimental" de Abril, que para muitos não passou de promoção ao Meo? Ou será algo diferente?

Consulte este espaço para ficar a par dos últimos desenvolvimentos!

Actualização:
O Canal HD aparece com o número 7, o que pode indiciar que estejam previstos mais dois canais no Mux A.

Para além dos 3,5 Mbps actualmente "utilizados" pelo Canal HD, o bitrate dos restantes canais foi reduzido, estando actualmente 6,2 Mbps sem utilização!

Notícias relacionadas:
TDT - Alta (in)definição...

33 comentários:

Nelson disse...

Estava a testar o meu receptor usb no ubuntu e quando fui ver a lista de canais vi esta novidade. Vim a "correr" aqui ao blog mas afinal não fui o primeiro a ver.
Ou melhor, ainda não se vê nada...

Unknown disse...

chamar full hd a um sinal 1080i não é abusivo?
então que se chama a um sinal 1080p?

Yagi (autor do blog) disse...

Tony,

As resoluções 1080p e 1080i são ambas Full HD. Na TDT não está prevista a utilização 1080p.

Unknown disse...

Eu sei que não estará disponível, pelo menos 1080p50.
Só fiz a pergunta porque os fabricantes de tv costumam chamar tvs full hd as que conseguem mostrar imagens 1080p no ecrã.
Aliás experimenta pesquisar full hd na wiki para ver onde ela vai parar.

Não sei a que resolução a RTP anda a fazer os testes da versão HD, mas quase de certeza que a versão final vai ser 720p.
A eurovisão desaconselha o uso de interlaçado, logo 1080i fora.

Unknown disse...

ouvi dizer que a SIC está a preparar emissao em HD para o inicio de 2010. Como o Meo tem tido muitas transmissoes esporadicas dos canais generalistas em HD, a PT deve ter chegado acordo com alguns canais de modo relancar a TDT, que pelos vistos esta a ser um enorme fracasso! Em Marco a SIC disse que em 6 meses estaria de produzir 90% dos programas em HD... por isso nunca se sabe!

Unknown disse...

Mas diminuíram a largura de banda para os canas SD. A qualidade de imagem não me deixa nada satisfeito.

orbiterspaceport disse...

Se introduzirem o HD de forma regular e para os 4 canais nacionais, não há largura de banda para simulcast SD (nem faz sentido).
A PT também terá que transformar um dos muxs codficado em livre para libertar o espaço necessário.
Todos os receptores para a nossa TDT são HD, logo o que está a mais é mesmo a versão SD ;-) dos canais.

Quanto à resolução dos 720p talvez se justifique só mesmo por menor largura de banda. Os 1080i são os mais adoptados pelos canais HD que tens por essa Europa fora, até por facilidade de upscale e downscale para SD a 576i (mantém o mesmo numero e estrutura de imagens).

Não me parece que para já este canal HD venha a dar mais do que uma promoção ao serviço, à semelhança por exemplo dos canais alemães por satélite em FTA(estão com uma mesma promoção há meses). Mas espero estar enganado!

Yagi (autor do blog) disse...

Tony,

Eu não necessito de procurar e muito menos na Wikipedia, porque está lá muita informação errada. Mas, se alguém pesquisar na Wikipedia vai ler precisamente que 1080i e 1080p são ambas Full HD.

A EBU *recomenda* o scan progressivo, porque é superior em conteúdos "movimentados". O 720p é superior ao 1080i em emissões desportivas e o 1080i é ligeiramente superior ao 720p em cenas estáticas. A resolução 1080p é a melhor de todas, mas como já disse não será utilizada na TDT.

Hélder disse...

Tony, isso é um erro comum. "Full HD" é um termo de marketing e não uma norma que - geralmente - designa algo com 1080 linhas de resolução.
A partir daí a "definição" dada pelos fabricante varia, basta ver a enorme quantidade de logotipos existentes.

Não existe nenhum canal do Mundo a emitir regularmente em 1080p e é pouco provável que apareça nos próximos anos dado que são ainda muito poucas as TV que são "HD ready 1080p".

Unknown disse...

@Yagi:
my bad no full hd..

Tive a ler os documentos com as recomendações da EBU, para eles o ideal é produzir tudo em 1080p50 e depois emitir 720p50 (por enquanto).
Se já vier em 1080i, dizem para reconverter em 720p50.
Dizem que comprimir um sinal progressivo é mais eficiente falam também que os displays usados para HD são maioritariamente LCDs e que funcionam melhor com progressivo.

Tenho ideia que a BBC HD chegou a ser 1080i, mas vai passar (ou já está mesmo) a 720p, a ARD (alemanha) também está a 720p.

O 1080i funciona bem em filmes, a frame rate original é 24, ora se for convertido para 25, o 1080i consegue apanhar uma frame completa ao juntar 2 interlaçadas.
Noutros conteúdos estáticos acaba por resultar quase pela mesma razão.

O 1080p dá para ser usado, só que com truques... em vez de transmitirem 1080p50, metem 1080p24 ou 25, que vai dar bitrates parecidos ao 1080i.

Alguns operadores internacionais já alugam filmes em VoD a 1080p, aproveitando a menor frame rate dos filmes.


Mas se queres que te diga acho que o ideal para já seria 720p e 1080i dinamicamente, se fosse dar desporto metiam 720p, se fosse dar um filme 1080i. Ou o 1080p com menos frames (se não houver problemas de compatibilidade)
Pode é ter problemas do ponto de vista do workflow do operador e distribuição.

Acho que para já o pessoal quer é ver qualquer coisa em HD seja como for..

ant disse...

Yagi, não sei se isto está relacionado ou não, mas o serviço meo de alguns dias para cá "ganhou" um novo canal na posição 12 com o nome de RTP1 HD. Esse canal de momento não emite o que quer que seja, a não ser um aviso que emitirá no próximo dia 25 o jogo da Liga dos Campeões. Será que numa hipótese muito remota o canal HD da TDT voltou para o mesmo efeito?

Yagi (autor do blog) disse...

Tony,

Não confundir a plataforma satélite com a terrestre! A disponibilidade de capacidade é diferente, logo as opções de emissão podem ser diferentes.

A BBC HD emite em 1440x1080i no satélite(FreeSat). Na DTT vai com muita provabilidade utilizar 1440x1080p. Mas não esquecer que será em DVB-T2.

Mudar de formato durante a emissão não é boa ideia, porque iria causar problemas de sincronização em muitos televisores.

Yagi (autor do blog) disse...

4throck,

Os 4 canais em HD antes de 2012 (ASO), não acredito! Seriam necessários 2 Muxs. A PT nunca iria abrir mão de 1 Mux e perder 1/5 da sua capacidade de emissão de payTV. Ainda por cima teria que ser um Mux de cobertura nacional. Isso iria reduzir drásticamente a oferta de canais do serviço pago.

E não esquecer que a HD custa dinheiro! Os canais pagam de acordo com o bitrate, logo, o custo de emissão em HD é muito superior ao SD. Isto a somar ao custo das emissões analógicas.

Finalmente, à PT, certamente interessa manter durante o maior tempo possível, as emissões HD na payTV. Logo, o serviço HD, antes de 2012, e em canal aberto (a existir) deverá ser muito "limitado".

Paulo disse...

Vai haver mudanças.
Não sabemos é se é para bem ou mal.

http://economico.sapo.pt/noticias/bava-diz-que-houve-alteracao-de-circunstancias-no-mercado-da-tdt_74877.html

Bava diz que houve "alteração de circunstâncias" no mercado da TDT

Cátia Simões
19/11/09 20:51


O presidente da Portugal Telecom (PT) disse à margem da Conferência da APDC que está a discutir com a Anacom a alteração das condições de mercado que têm impacto na implementação da Televisão Digital Terrestre (TDT).

"O mercado evoluiu bastante, houve alteração de circunstâncias que estamos a discutir com o regulador", declarou. O gestor acrescentou que "passou mais de um ano e tal, com todos os atrasos que houve no processo", explicando que era preciso rever as condições do concurso.

A Televisão Digital Terrestre vai substituir a televisão analógica, que será "desligada" em 2013, segundo uma directiva da Comissão Europeia. A Portugal Telecom ganhou a licença e tem já 66% do território coberto, sendo que no final do ano vai chegar aos 80%.

André Nazário disse...

cá para mim vem ai o lux hd!

Unknown disse...

4 canais em HD trambem nao acredito, mas mais dois canais em HD corresponde ao numero de operadores the Tv em Portugal. A RTP pode usar um canal para difundir os conteudos dos seus canais (como a BBC HD) e a SIC e a TVI com mais uma espaco cada um... No entanto, acho que a TVI será a mais atrasada no que respeita ao HD visto que pouco ou nada se ouviu falar sobre investimentos feitos nessa estacao, ao passo que na SIC, fala-se disso várias vezes, especialmente no Upgrade que estao a fazer aos estudios de carnaxide e aos programas ja gravados em HD, como O Gato fedorento. Para arranjar espaco, talvez diminuam o bit rate dos canais SD, para dar mais espaco ao HD e assim optimizar os custos de transmissao.

t0nito disse...

A posição 5 e 6 serão para a RTPN e RTP Memória? :D (duvido)

Yagi (autor do blog) disse...

Gentil,

A TDT vai substituir o analógico, logo, tem desde já que emitir os 4 canais actuais (+ 5ºCanal eventual)na integra. Não há espaço no Mux A para a "solução" que aponta. A TVI também tem filmado várias novelas e algumas séries em alta definição.

Unknown disse...

Yagi: concordo que nao haja espaco, mas pode ser alargado, nao pode? quem define o espaco nao é a Anacom? e as tais discussoes que que a PT fala será no ambito de alargar o mux A, e reducao de outros MUX? a TDT paga fracassou noutroa países e como em Portugal a tv por subscricao tem um forte impacto, na faria sentido á PT investir em fortemente num projecto que sabe á patida que pode nao resultar. E mais, é no cabo e satelite que o mercado é mais apetecivel para a PT. Acho que a PT finalmente acordou, e viu que isto da TDT está a dar em nada. o tiro saiu pela culatra.

Unknown disse...

O Canal HD está transmitir a 3.5 megabits. O que interessa uma canal HD com uma taxa de transmissão baixa? A qualidade será péssima.

Prefiro só 4 canais SD com boa qualidade. A meio do ano transmitiam a 4 megabits, agora com a introdução do HD reduziram para 2 megabits!

Márcio Santos disse...

Boas!
Eu tenho cobertura e não tenho TDT Portuguesa! E não coloco, provavelmente só quando for obrigado, porque estas negociatas da PT eu não quero sustentar!
Coitada da minha avó diz que com a chegada desta coisa vai deixar de ver TV, pois com 200€ por mes não dá para dar mais paparoca à PT!
Vai na volta vão por um canal promo PT! Eu já nem digo nada!

Enfim!

Yagi (autor do blog) disse...

capsxino,

De facto o Canal HD está a ocupar 3,5Mb. Mas, se chegar a transmitir em 1080i, vai ter que subir para >7Mb. Abaixo desse valor a qualidade baixa demasiado.

orbiterspaceport disse...

Tenho a sensação (vale o que vale) que a imagem dos 4 canais (mas principalmente a SIC e a TVI) foi optimizada nos últimos dias. Os níveis de preto parecem mais consistentes e assim os artefactos de compressão tornaram-se menos visíveis, mesmo com os actuais bitrates baixos.

Nelson disse...

No EPG do canal HD apareceu agora um programa "HD" (assim como os outros todos) mas com um horário diferente.
Começa às 19:45, hora do Porto-Chelsea.
Anteriormente estavam programas de 2 em 2 horas certas...

Será que vamos ver o jogo em alta definição, pela RTP1hd?

Hélder disse...

Gentil, a TVI deve ser quem já tem mais material HD produzido. Desde há quase dois anos que as suas novelas são gravadas nesse formato.

Unknown disse...

Hélder: ok... mas nao entendo uma coisa: se os operadores privados se queixam que nao tem dinheiro para investir, porque será que gravam em HD se ninguem transmite nesse formato? gravar em HD custa muito mais e qual a vantagem de apostar numa tecnologia se depois nao é usada e fica nos arquivos a ganhar pó? É a mesma coisa que comprar um Ferrari, fechá-lo na garagem e depois só andar de bicicleta! Isto quer dizer que quando o HD estiver em voga, vao transmitir programas velhos! Ou seja, serao esse programas que serao usados para "encher os pneus" HD. Encher pneus é especialidade das tv's Portuguesas que inundam a programacao com concuros e novelas! A RTP há já 2 anos que tem equipamento HD, sendo a Vila Faia um dos primeirto programas gravados... entretanto a série acabou há varios meses!

Unknown disse...

quanto ao Bit Rate, nao foi a Anacom que definiu os parametros? Se é assim a PT pode baixar esses parametros? ou será que as estacoes estao a poupar no bit rate transmitido de forma a pagar menos? Ou será que a PT está a negociar com a Anacom uma descida do bit rate por canal? Perguntas: Muitas! Respostas: nenhumas! Resultado: uma vergonha!

Hélder disse...

Gentil, a explicação é a mesma do costume: chorar baba e ranho para ver se pinga "algum" dos bolsos dos contribuintes. Mas esta situação resolve-se num ápice quando o primeiro canal passar a emitir em HD (não sei o que a RTP está à espera...)

Yagi (autor do blog) disse...

Para além dos 3,5 Mbps actualmente "utilizados" pelo Canal HD, o bitrate dos restantes canais foi reduzido, estando actualmente 6,2 Mbps sem utilização!

Nota:
A Anacom não defeniu o bitrate dos canais. Mas estabeleceu que a qualidade de imagem deve ser maior ou igual à do actual sistema analógico.

Unknown disse...

Também me parece que a qualidade de imagem melhorou nos últimos dias. Possivelmente devido a ajustes na compressão. Mas para a imagem ficar a par da analógica julgo necessário um bitrate médio de 3.5 Megabits/segundo.

Para referência fica aqui os bitrates médios de alguns programas que tenho gravado:

Data : 30/11/2009
Canal : Rtp1
Programa : Praça da Alegria
Bitrate Medio : 2.162

Data : 30/11/2009
Canal : Tvi
Programa : Você na TV
Bitrate Medio : 2.157

Data : 30/11/2009
Canal : Sic
Programa : Perfeito Coração
Bitrate Medio : 1.886

Data : 30/11/2009
Canal : Tvi
Programa : Meu Amor
Bitrate Medio : 2.034

Data : 28/11/2009
Canal : Rtp1
Programa : Dança Comigo no Gelo
Bitrate Medio : 2.513

Data : 21/11/2009
Canal : Rtp1
Programa : Dança Comigo no Gelo
Bitrate Medio : 2.488

Data : 14/11/2009
Canal : Rtp1
Programa : Dança Comigo no Gelo
Bitrate Medio : 3.467

Data : 6/9/2009
Canal : Rtp1
Programa : Dá-me Musica
Bitrate Medio : 4.253

Yagi (autor do blog) disse...

capsxino,

Para a TDT ter boa imagem é necessário alimentar os multiplexers com sinais de boa qualidade!

Se o sinal for de boa qualidade à entrada do multiplexer, em MPEG-4 bastam, no máximo, 2Mbps (em SD) para termos uma qualidade próximo da qualidade broadcast.

Se o sinal é à partida fraco, não há bitrate ou MPEG-4 que faça milagres! É um principio básico!

popyfm disse...

Yagi

Mas o certo é que desde que eles baixaram o bitrate, a qualidade piorou bastante. E não é só nos jogos de futebol. Mas é provavelmente onde se nota mais por causa de muitas vezes haver movimentos rápidos das câmaras, como por exemplo um zoom apertado sobre um jogador que está a fazer um sprint.

Acho que os feeds serem de má qualidade..depende do que for. Duvido que os de futebol sejam de má qualidade. Porque afinal o feed é distribuído em HD, salvo excepções. Se a RTP transmite o jogo em HD da Liga dos Campeões na RTP HD, porque é que a emissão desse mesmo jogo RTP1 TDT tem má qualidade?

O certo é que desde à umas semanas para cá, principalmente em cenas em que a câmara faz movimentos rápidos, seja no futebol ou seja em outras transmissões, nota-se perfeitamente artefactos no ecrã.

com bitrates entre 1,2mb e 1,4mb como o VLC indica, na minha opinião o problema está no bitrate usado para neste momento a imagem estar muito má em relação ao que tivemos à uns tempos atrás.

No VLC o que mede o bitrate da emissão, o stream bitrate ou o input bitrate? Se for o input bitrate, realmente anda à volta dos 2mb, mas se for o stream bitrate, o que eu vejo é 1.2mb e com jeitinho a chegar aos 1.5mb e por muito bom que seja a norma MPEG-4, este bitrate está mais baixo do que devia

Eu não acredito que seja da qualidade do sinal que chega ao multiplexer, porque comparando o bitrate agora com os de à uns tempos atrás, ele é bem mais baixo.

Mas se o bitrate da imagem não é o que o VLC indica como stream bitrate (os 1.2 mb até 1.5mb) , mas sim o input bitrate (que está pelos 2mb) então na minha opinião esses 2 mb não chegam para termos imagem em condições.

isto é a minha opinião, o problema está no bitrate que já sabemos que foi reduzido.

Yagi (autor do blog) disse...

Popy,

A redução do bitrate tem forçosamente impacto na qualidade. Como a qualidade do sinal de muitos programas é "fraquinha", reduzir o bitrate, como aconteceu, vai necessáriamente piorar a qualidade na emissão TDT. Alguns programas a que tenho assistido na TDT, tinham uma qualidade de imagem, francamente má, mas no analógico a qualidade também não era boa.

Como é de esperar, os programas com boa qualidade video (algumas séries americanas recentes, etc, como alguém já comentou) comprimem "perfeitamente" com apenas 2Mbps.

Os bitrates até aqui estavam "anormalmente" altos e mais cedo ou mais tarde iriam ser reduzidos, para dar "espaço" ao canal HD e ao 5º Canal.

A PT tem nos últimos dias introduzido várias alterações no multiplexer, veremos como as coisas irão ficar...

Quanto aos feeds, há os de boa qualidade e há os de fraca qualidade, inclusivamente alguns de futebol. A grande maioria dos feeds ainda são emitidos em SD, não em HD.