sexta-feira, 17 de abril de 2009

Símbolo de compatibilidade com TDT portuguesa

A PT, através do fórum TDT, tornou hoje públicos os requisitos mínimos que televisores e set-top box's (receptores ou adaptadores) devem ter para assegurar a sua compatibilidade com a TDT portuguesa. Os fabricantes dos modelos aprovados nos testes de verificação, a realizar a pedido dos mesmos, poderão então exibir o seguinte símbolo de compatibilidade:
Recorde-se que a TDT portuguesa irá utilizar a norma de compressão MPEG-4/H.264 que ainda não é suportada pela grande maioria dos televisores e receptores de TDT à venda.

Pode fazer o download directo dos documentos aqui:


Nota:
Após a leitura dos documentos relativos aos procedimentos de teste dos televisores apercebi-me de que não há qualquer menção à CI (Common Interface), tanto para os televisores como para as set-top box. Ora, se o televisor não tiver CI, é incompatível com a TDT paga! Porque, para visualizar os canais de TDT pagos será necessário um módulo de acesso condicional (CAM), que é inserido na CI, e um cartão de acesso! Se é verdade que a maioria dos televisores recentes vem equipada com a Common Interface, muitos televisores de pequeno ecran (<=20 polegadas) não estão equipados. Idem para as set-top box, sem CI não será possível utilizar esse equipamento para vêr a tdt paga quando ela ficar disponível.

Links:

Sem comentários: